spot_img

Para impulsionar o desenvolvimento, prefeitura adere ao Cidade Empreendedora

O Governo Municipal de Rio Brilhante aderiu ao programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. Com o objetivo de transformar a economia e impulsionar o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, a iniciativa começa a ser executada no município nesta segunda-feira (12).

Segundo o prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, a adesão ao programa vem para dar suporte aos empresários locais e aos pequenos produtores e, com isso, melhorar vários setores da economia e impulsionar o crescimento do município. “Quando a gente fala em economia, a gente fala em saúde, a gente fala em desenvolvimento, a gente fala em uma cidade mais pujante e como eu sempre reforço: Rio Brilhante é a sétima cidade mais rica do estado, mas a gente pode muito mais e o Cidade Empreendedora vai nos levar a um caminho transformador. Tenho certeza que quando compararmos o antes e o depois vamos ver uma grande diferença. Não tenho dúvidas que trabalhando juntos, vamos chegar longe”, ressaltou Lucas.

Com contratação do Cidade Empreendedora, Rio Brilhante vai receber acompanhamento do Sebrae/MS durante 15 meses. Será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pela Prefeitura Municipal, visa alavancar a cidade por meio do empreendedorismo e fomentar a geração de emprego e renda.

Dados da Receita Federal, apontam que em Rio Brilhante, neste ano, há 2.771 empreendimentos entre Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), a partir do programa esse público vai ser diretamente atendido, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora é direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento local. “O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas, a desburocratização, a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico da cidade. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Ajuda a fomentar a capacidade empreendedora do município por meio do fortalecimento do pequeno empresário, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o objetivo da instituição ao desenvolver o Cidade Empreendedora é promover o crescimento do município. “O nosso grande papel é a transformação. O objetivo maior do programa é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Claudio.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Primeira ação do programa

Em Rio Brilhante, a execução do Cidade Empreendedora já começa nesta segunda-feira (12) com ação “Sebrae na sua empresa”. Agentes do Sebrae/MS vão percorrer os empreendimentos locais para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções.

Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas.

Assessor de imprensa / Jefferson Duarte

VEJA TAMBEM

MAIS LIDAS